terça-feira, 20 de março de 2012

Persistência!



Tempos do quartel em Manaus!!!




Quando garoto, não conseguia correr ( fazer um  cooper como era conhecido até então)... Meu  técnico, eu jogava basquete, me mandava correr 12 minutos na pista do clube e, nem esse pouquinho, eu não conseguia manter o ritmo...

Parei de jogar basquete e fui para outros esportes... não conseguia!!!
Ingressei no exército, depois de formado em farmácia e também não conseguia... aliás, o meu repúdio à corrida, se agravou nessa época!!! Tinha um comandante, Cel. Peret, nunca me esquecerei dele, gente boa e muito justo! O seu grande problema, era achar que todos gostavam de correr como ele e que, apesar de ser um cinquentão, corria num ritmo bem acelerado e todos deviam acompanhá-lo... Colocava todo o batalhão em forma e em sua testa ( como se diz frente), puxava uma corrida duas vezes por semana... às segundas, puxava uma corrida com calça e coturno, aproximadamenteuns 7 km e às sextas, a corrida tinha 10 km de calção mesmo...
Tentei, por orgulho, correr junto do grupo e, por mais garra e principalmente, medo de punição que tivesse, naquela altura, auge da minha esbórnia, não conseguia acompanhá-lo... Começava com o grupo e assim que iniciava o trote do batalhão, eu figia correr para frente e de ré,  voltava pro alojamento ou ia pra ambulância, que sempre seguia o grupo, ou parava numa padaria no caminho e esperava o grupo na volta... Ficava criando táticas para burlar o corridão... as vezes as táticas não funcionavam e o meu comandante ia até o alojamento me buscar... era engraçado pois, as punições eram hilárias!!!
Engordei porque, da mesma forma que não conseguia correr, não me acostumava com academias... ERA UM SACO!
Incontáveis vezes paguei o ano e não fiz nem o exame médico... uma lástima, pela perda de tempo e, principalmente dinheiro! Acho que esta postura, muitos de voces devem conhecer!
No final do ano passado uma amiga, Elaine, deu bastante força para que eu começasse a correr e, por isso, aceitei o desafio de  mudar e persistir sem desistência... Aceitar a dor! (Um conhecido campeão olímpico, dizia que a diferença do simples mortal para um campeão, era a dor que era capaz de suportar).
Primeiro dia:
Depois de dar seis aulas, marquei com um treinador de corrida no parque da Aclimação. Corri com ele 5 km em 39 minutos...  para qualquer um corredor, essa marca é pífia, mas para mim, FOI COMO QUEBRAR UM RECORDE MUNDIAL!!!
Minha meta, a partir desse dia, era pelo menos fazer os 5 km, independente o tempo. Duas semanas depois minha primeira prova... Fila Night Run, 5 km... cumpri sozinho em tempo menor que os 39 minutos!!!
A cada dia, tentei ficar o mais tempo possível correndo, independente a distância e, depois de acostumar com o tempo, cuido da performance.
Faz quatro treinos que supero o tempo de uma hora correndo... hoje, corri uma hora e dez minutos num trote lento... Dessa maneira, até o final do ano, conseguirei correr as mais de duas horas que pretendo correr numa meia maratona... QUE EU POSSA TER FORÇA E PERSISTIR SEM ME LESIONAR!!!
O parque escolhido, hoje, foi o Chico Mendes em São Caetano do Sul... Várias opçãoes: asfalto, terra, pedras... sem monotonia! Pode fazer com ou sem ladeira! Bom lugar pra correr!!
Bjos a todos e força!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário